Dica do Especialista

AMNÉSIA GLOBAL TRANSITÓRIA

AMNÉSIA GLOBAL TRANSITÓRIA

13/09/2019 às 17:59

O caso clínico deste mês foi diagnosticado pela Dra. Cintia Pereira Moraes, confira:

Paciente masculino, 56 anos, sem antecedentes patológicos significativos exceto uma hipertensão de longa data bem controlada, queixou-se de perda súbita de memória que durou cerca de 3 horas, com recuperação espontânea e completa da memória. Após 48 horas desse déficit de memória, realizou exame de ressonância magnética que revelou foco de restrição às moléculas de água na sequência de difusão com baixo sinal no mapa de ADC, acometendo o hipocampo direito (seta vermelha).

A amnésia global transitória (AGT) é identificada como uma síndrome clínica rara, mais frequente entre os 50-70 anos de idade, em que há perda súbita de memória anterógrada e retrógrada parcial de forma transitória, sendo que em geral o episódio dura de 4 a 6 horas, como também ocorre remissão em cerca de 24 horas.

O diagnóstico dessa síndrome é auxiliado por Ressonância Magnética que demonstra o achado característico de foco de restrição na sequência de difusão no hipocampo, que é visualizado após o episódio dentro do intervalo de tempo de 48 a 72 horas. 

 
Dr. Roberto Luis Marques de Freitas CRM-MT 2936
Diretor Técnico Responsável CRM-PJ 934
Sitevip Internet Em parceria com GFP Publicidade