Dica do Especialista

Detecção de Nódulo em uma Paciente Jovem

Detecção de Nódulo em uma Paciente Jovem

17/10/2019 às 12:47

O caso clínico deste mês foi diagnosticado pela Dra.Tassia Queiroz Rezende Soares, confira:

Uma paciente de 32 anos e sem antecedentes familiares de neoplasia de mama, percebeu nódulo palpável de aparecimento súbito na mama direita que aumentou de tamanho em curto espaço de tempo – treze dias. 

O exame ultrassonográfico apresentava nódulo sólido hipoecóico, com forma irregular, margens microlobuladas e contendo microcalcificações, medindo 2,5 cm. Ao realizar "core biopsy" em nosso serviço, o diagnóstico histológico foi de carcinoma ductal infiltrante grau nuclear 3.

Em pacientes consideradas jovens (com menos de 40 anos), o câncer de mama é incomum, constituindo apenas 7% do total de diagnósticos, entretanto, a doença cursa com pior prognóstico.

A maior vulnerabilidade de mulheres jovens ao diagnóstico avançado pode ser justificada pela falta de ações de rastreamento nesta faixa etária e dificuldades inerentes à alta densidade mamária.

Os sinais clínicos do câncer de mama compreendem nódulos mamários e/ou axilares palpáveis, retrações do mamilo e da pele e secreção anormal no mamilo.

Para a detecção precoce, a mamografia é um exame de alta eficiência pois identifica alterações não palpáveis em fase inicial, e é adotada no rastreamento em mulheres assintomáticas, após os 40 anos.

 
Dr. Roberto Luis Marques de Freitas CRM-MT 2936
Diretor Técnico Responsável CRM-PJ 934
Sitevip Internet Em parceria com GFP Publicidade