Dica do Especialista

Cólicas?

Cólicas?

28/06/2018 às 17:37

Cólicas intensas no período menstrual, principalmente quando progressivas, podem estar associadas à endometriose, doença que acomete cerca de 10% das mulheres em idade fértil.

Neste quadro, células endometriais, que deveriam ficar apenas na cavidade do útero, escapam para o interior da cavidade do peritônio através das trompas.

Essas células ao longo de meses a anos dão origem a um tecido que tem a capacidade de aderir-se todos os órgãos da pelve, reduzindo a mobilidade natural desses órgãos causando cólicas, podendo levar à infertilidade em um terço dos casos.

Os exames de imagem específicos para um mapeamento completo da endometriose são a Ultrassonografia Transvaginal com preparo Intestinal e a Ressonância Magnética com Preparo Intestinal, sendo que a associação destes exames na mesma data, propicia um aumento da sensibilidade e especificidade, ajudando na avaliação pré-operatória.

A Imagens Medicina Diagnóstica disponibiliza ambos os exames, dispondo de profissionais dedicados ao estudo específico da endometriose. Em caso de cólicas progressivas no período menstrual e/ou infertilidade, procure o seu médico para uma investigação adequada.

Drº Eduardo de Lamare Paula - Médico
Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Dr. Roberto Luis Marques de Freitas CRM-MT 2936
Diretor Técnico Responsável CRM-PJ 934
Av. das Flores, 553 - Jardim Cuiabá
Cuiabâ - MT, 78043-172
Sitevip Internet Em parceria com GFP Publicidade